Rua 1013, nº 467 - St. Pedro Ludovico
Goiânia-GO / Brasil
Tel.: (62) 3241 8447

segunda-feira, 28 de março de 2011

Nuances da música brasileira ao violão




Nesta sexta-feira (1/abril) e sábado (2/abril) a Oficina Cultural Geppetto promove apresentações de violonistas e percussionistas. Na sexta, o violonista Danilo Verano e o percussionista Diego Amaral vão tocar um repertório de música brasileira que passeia por vários gêneros como chorinho, bossa nova, samba e jazz. No sábado é a vez do violonista Arnaldo Freire e do percussionista Alex Calatayud. A contribuição por pessoa será de R$ 15,00 e inclui show, caldos e refrigerantes.
Além de interpretar obras de alguns dos mais representativos compositores de nossa música, Danilo Verano e Diego Amaral também vão mostrar composições de Danilo Verano, como Brasileira e João no Baião. Dos compositores de fora estão no repertório: Tom Jobim, Pixinguinha, Chico Buarque, Noel Rosa, Egberto Gismonti, João Bosco, entre outros.
Já no sábado o público poderá assistir a um show com sambas e um pouco do violão clássico que marca as apresentações de Arnaldo Freire.
Danilo Verano
O violonista Danilo Verano iniciou os estudos musicais com sete anos de idade e, curiosamente escolheu o violino, instrumento com o qual realizou o então curso técnico de música no Instituto de Artes da UFG. No último ano cursou, ao mesmo tempo, violão e acabou optando pelo instrumento. Em sua trajetória passou por diversos estilos, como chorinho, MPB e rock, tocando guitarra em algumas bandas. Também fez o curso de licenciatura em Música pela Universidade Federal de Goiás, e foi aluno de Eduardo Meirinhos.
Sua composição intitulada "Brasileira" foi gravada pelo violonista Arnaldo Freire no disco "O Violão em Goiás". através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura lançou, em 2008, seu primeiro disco solo intitulado "O Som é(e) o Ser", com 12 composições próprias, abordando os mais variados gêneros da música popular brasileira. O CD conta com as participações de Pedro Verano (do grupo Triêro) na flauta, Sérgio Pato na percussão, Debora di Sá nos vocais e El Ligno Trio, que gravou uma peça para três violões, composta para eles.

Diego Amaral
Começou seus estudos em Rio Verde-Goiás e licenciou-se em Educação Musical pela Universidade Federal de Goiás. Atualmente ministra aulas de percussão popular no Conservatório de Artes Basileu França, integra a Big Band de musica brasileira Banda Pequi e o  grupo Sons do Cerrado, com quem, em novembro de 2007, realizou uma turnê pelo nordeste junto com Yamandu Costa, através do Projeto Pixinguinha. Integra ainda os grupos Choro em Trio e Quebrando o Tabu.



Nenhum comentário:

Postar um comentário